quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Ambiência da Escola

Mural de boas vindas no pátio
Mural "Gestão à vista"
Rotina da coordenação
Quadro de informes da sala dos professores






5º Ano


material de matemática


5º Ano


4º Ano
 

3º Ano


1º Ano
 

2º Ano



6º Ano


Planejamento Mensal


       O Planejamento mensal foi realizado dia 20 de fevereiro, onde tivemos a brilhante  participação da Professora Tereza Monteiro falando sobre Hiperatividade. 
       Foi entregue, aos professores do fundamental I, o resultado dos diagnósticos iniciais e dos simulados. Tivemos um momento para analisar esses resultados e também ouvimos os relatos de cada professor sobre suas turmas. 
Falamos sobre a Gestão do Tempo, pois devemos otimizar o tempo com as atividades pedagógicas. Fechamos as datas das avaliações mensais, planejamos ações do Projeto de Conservação do Livro Didático, dentre outros informes da escola.
Conversamos sobre o início da aula de reforço para os alunos do 2º e 5º Ano que estão com deficiência de aprendizagem.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

PROJETO CONHECENDO A HISTÓRIA DO CARNAVAL





A Escola N. Sra. do Rosário realizou seu segundo projeto que trás a temática "Conhecendo a História do Carnaval".

PROJETO CONHECENDO A HISTÓRIA DO CARNAVAL

Público alvo: Alunos do Ensino Fundamental
Período: 04 a 08 de Fevereiro de 2013

1. INTRODUÇÃO:
         O carnaval é a festa popular que melhor caracteriza a alma brasileira, daí o genial Jorge Amado ter denominado um dos seus romances mais famosos “País do Carnaval! Onde tão bem delineia a influência dessa festa na formação sócio-cultural e histórica do nosso povo. Esses quatro dias de festa que acontece de norte a sul do país têm mobilizado cidades inteiras e contagiado milhões de pessoas das mais diversas classes sociais. Durante esse período, as mais diversas manifestações culturais, seculares e folclóricas surgem numa simbiose perfeita, em que ritmos, ritos, credos, ideologias, raças e cores se misturam tão harmoniosamente que forma uma unidade de diversidade tão rica e magnífica que só mesmo um debruçamento, um olhar e uma reflexão acerca dessa tão rica e invejável pluralidade cultural encadeados pelos sujeitos do conhecimento que fazem a escola, poderiam explicar o fenômeno, porque toca diretamente por ser profundamente significativo para as suas histórias de vida e de todo conhecimento prévio que cada um desses sujeitos adquiriu cognitiva, afetiva e socialmente ao longo de sua vida.

2. JUSTIFICATIVA:
Trabalhar com o tema carnaval proporciona aos alunos maior interação com a cultura brasileira, sua história, diversão e músicas carnavalescas. Com esse tema “Foliando no Carnaval” é possível trabalhar de forma interdisciplinar, no qual os alunos irão interagir num contexto de  conceitos, gosto e costumes sobre essa festa popular. Também oferece condições ao aluno de conhecer melhor nossos costumes e tradições, a partir da história do carnaval. Ao mesmo tempo que motiva e envolve alunos e professores e incentiva a comunidade escolar a participar ativamente dos projetos da escola.

 3. OBJETIVO GERAL
● Promover a integração entre a comunidade escolar e local, oferecendo condições de conhecer melhores nossos costumes, conscientizando-os sobre vários aspectos do carnaval, promovendo uma festa carnavalesca que envolva toda a escola.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
● Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo
● Valorizar o carnaval como forma de divertimento fazendo com que o aluno perceba a diferença entre entretenimento e confusão
●Desenvolver o gosto e o hábito pela leitura
● Identificar músicas de Carnaval;

5. DESENVOLVIMENTO:
 - Conversa informal sobre o tema carnaval;
 - Pesquisar na Internet a Origem do carnaval;
- Leitura e interpretação das músicas carnavalescas;
- Confecção de murais carnavalescos;
- Criação de blocos carnavalescos, para o Fundamental I, de acordo com as marchinhas.

6. CULMINÂNCIA:
- Exposição dos trabalhos realizados na sala
- Baile carnavalesco para alunos do Ensino Fundamental I.



O projeto foi executado com perfeição. Os alunos compreenderam a origem do carnaval, curtiram as marchinhas carnavalescas. Os alunos do Ensino Fundamental II contribuíram com a decoração da escola, juntamente com o professor de Artes e funcionários, deixando a escola mais colorida e alegre.
Na festa de carnaval da escola as crianças aproveitaram para dançar e brincar com as marchinhas de carnaval. Algumas crianças vieram com fantasias de diferentes personagens. Cada turma representava um Bloco. Ficando assim:
1º Ano - Bloco Felicidade;
2º Ano - Bloco Mamãe Eu Quero;
3º Ano - Bloco Barulhento;
5º Ano Manhã - Bloco da Folia;
5º Ano Tarde - Bloco da alegria.




Projeto Conservação do Livro Didático


     A Direção da EEF N. Sra. do Rosário começou o ano implantando o Projeto Conservação do Livro Didático e se mobilizou, na primeira semana de aula, para a entrega da coleção dos livros didáticos. Antes da entrega foi feita uma reunião com os pais e uma conscientização em todas as turmas sobre a conservação do livro, para no final do ano letivo todos possam devolvê-los bem conservados. Dentro do projeto "Conservação do Livro Didático", os educadores mostram aos alunos a necessidade de preservar o material que faz parte da trajetória escolar. O projeto foi pensado em desenvolver uma ação que envolvesse não só alunos, mas os familiares também.
       Este ano os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental receberam livros novos, onde os mesmos serão utilizados por três anos consecutivos. Já os alunos do 6º ao 9 ano receberam livros usados dos alunos do ano passado e no próximo ano receberão novos.
          Dividimos as ações da seguinte maneira: o Núcleo Gestor, durante a primeira semana, faria reuniões com os pais dos alunos, por série, para entregar os livros e o informativo do Projeto. Na ocasião, os pais assinam um Termo de Responsabilidade, se responsabilizando pelo recebimento, conservação e devolução no fim do ano. Já os professores, orientam os alunos em sala de aula e a cada dois meses farão o monitoramento da conservação do livro didático, para avaliar a situação do livro com os alunos. Assim poderemos saber como está sendo o cuidado com os livros.

Projeto: Conservação do Livro Didático
Período: Durante todo o ano letivo de 2013
Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental da E.E.F. N. Sra. do Rosário

Introdução:
Nas mochilas, debaixo dos braços e nas bibliotecas das escolas eles estão presentes desde cedo na vida dos estudantes: o livro didático. Companheiro fundamental para aprendizagem e o conhecimento, eles merecem atenção e carinho em seu manuseio para que outros colegas também tenham acesso. São utilizados pelos alunos por três anos consecutivos. 
O livro é um direito de todos. São os pais que pagam por ele, através dos impostos arrecadados. Os livros didáticos são distribuídos gratuitamente para os alunos de todas as séries da educação básica da rede pública. São exemplares de língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia e inglês.
Justificativa:
O Projeto Conservação do Livro Didático é mais uma atividade didática promovida com o propósito de favorecer o processo de conscientização da importância do livro didático e deve ser encarada com muita consciência e como um patrimônio público por alunos, gestores escolares e comunidade que deve ser envolvida nesta tarefa. Atualmente no Brasil cerca de  13% do total inicial de livros distribuídos, não são devolvidos ou estão sem condição de uso. Na região norte, este número chega a ser maior devido às condições climáticas e geográficas.
Livros são alimentos riquíssimos para a formação da personalidade, para a cristalização do saber, para a calcificação da auto-estima e, o melhor, não são perecíveis, não só podem, mas devem ser mantidos e usados com grande frequência.
No entanto, percebemos cada vez mais o descuido por parte dos alunos com este material. Logo, faz-se necessário um trabalho de conscientização à comunidade escolar da E.E.F. Nossa Senhora do Rosário sobre a importância de conservar este recurso educacional cuja matéria prima provém do meio ambiente.

Objetivos:
- Mobilizar os alunos e pais e conscientizá-los da necessidade de cuidar bem do livro didático para conservá-lo;
- Incentivar os alunos à participação no processo de conservação e devolução do livro didático;
- Sensibilizar toda a comunidade escolar sobre o valor do livro didático, indispensável à compreensão das semelhanças e diferenças, permanências e transformações no modo de vida social, cultural, política e econômica de sua região, de sua comunidade.

Metodologia:
- Vídeo lúdico do MEC;
- Produção de textos;
- Confecção de cartazes;
- Depoimentos dos alunos;
- Dramatização;
- Utilização de formulário para entrega e devolução dos livros didáticos, mediante assinatura do responsável.

Cronograma de Ações:
29 a 31 de janeiro – Reunião com os pais para entrega dos livros didáticos e conscientização da conservação e devolução dos mesmos. Passar Vídeo lúdico do MEC para os alunos. Trabalhar com os alunos a importância da conservação e devolução do livro didático;
04 a 08 de fevereiro – encapamento dos livros;
02 de março – Dia nacional do livro didático: dramatização e exposição de cartazes;
22 de abril – avaliar a conservação dos livros;
21 de junho – avaliar a conservação dos livros;
11 de outubro – avaliar a conservação dos livros;
05 e 06 de dezembro – Devolução do livro didático, pelos pais.


Veja algumas dicas de como manusear seu livro: 


·         Mantenha as mãos sempre limpas ao utilizar os livros.
·         Jamais dobre o papel. A dobra acarreta rompimento das fibras de celulose, e não há como recuperá-las.
·         Nunca use saliva nos dedos para mudar as páginas: ela provoca acidez no papel.
·         Nunca faça desenhos, rabiscos ou anotações de nenhuma natureza. E, claro, não arranque páginas ou pedaços delas.

Para o sucesso da iniciativa é preciso que a ação ocorra diariamente e com a participação dos pais", diz a coordenadora pedagógica.

“Preservar o Livro Didático é um ato de cidadania e solidariedade.”




Volta às Aulas

            Dia 28 de janeiro foi o início das aulas da rede municipal de ensino de Groaíras. O Núcleo Gestor da EEF N. Sra. do Rosário recebeu alunos, professores e funcionários com muita alegria. Fizemos acolhida no pátio da escola, apresentamos nossa equipe de professores e funcionários, conversamos sobre algumas normas da Escola. Depois os alunos seguiram para suas salas, juntamente com seus professores.



             As professores das turmas de 1º e 2º Ano fizeram o reconhecimento da Escola. Elas levaram os alunos em todas as dependências da Escola. Eles ficaram encantados com a quadra e com os banheiros, espaços novos e amplos para eles. Nas demais turmas os professores fizeram a acolhida, trabalharam com mensagem de boas vindas, além de trabalhar as normas da Escola, dentre outros assuntos. 






A Jornada Pedagógica da Escola N. Sra. do Rosário aconteceu nos dias 24 e 25 de janeiro de 2013.  Segue abaixo a pauta:


Dia 24.01.13
1)  Boas Vindas do Núcleo Gestor
2)  Cartão de boas vindas
3)  Mensagem: ABC dos Valores
4)  Vídeo: Feliz 2013
5)  Normas de Convivência da Escola
6)  Entrega da relação nominal dos alunos e distribuição das salas
7)  Entrega do kit do professor
8)  Lanche
9)  Dinâmica: Encontrei uma nova profissão
10)    Informes:
- programação das xérox;
- aplicação dos simulados;
- Dia 01.02 - diagnóstico de escrita do Fundamental I
- de 04 a 08.02 – diagnóstico de leitura do Fundamental I
- preenchimento dos diários;
- horário das aulas e intervalo da merenda;
- utilização do material pedagógico;
- cronograma da entrega dos livros do Fundamental II
   Dia 29.01 – 6º e 7º ano
   Dia 30.01 – 8º e 9º ano
- Acolhida dos alunos no pátio
11)    Projetos:
- Conservação do Livro Didático
- Carnaval

Dia 25.01.13
Ambiência das salas (definir professor responsável por cada Ano do Fundamental II

QUADRO DE FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Régis Luís Machado Melo - Diretor 

Francisca Hiancie Maciel Vasconcelos - Coordenadora Pedagógica 

Alexis Donato Sampaio - Digitador

Silvana Paiva Rodrigues - Aux. Administrativo

Maria Alves Ferreira - Auxiliar da Bibliotecária

Rosevone Carvalho da Silva - Professora do 1º Ano

Eronildes Rodrigues do Prado - Professora do 2º Ano

Francisca Elizete Melo - Professora do 3º Ano

Patrícia Farias Chaves - Professora do 4º Ano

Edite Ponte Farias - Professora do 5º Ano

Professoras do 6º ao 9º Ano
Ana Cristina Pinheiro Martins
Francisca Roseni Melo Rodrigues
Antonia Célia Ximenes Melo
Antonia Áurea Viana Maciel
Edinaci Aragão Melo
Maria Auxiliadora Aragão Martins
Maria Elenilda Alves

Tereza maria Monteiro - Professora do AEE

VIGIAS:
Abelardo Ximenes Melo – Manhã
Francisco Adão Mesquita Maciel – Manhã
Francisco Cleano Albuquerque – Noite
Edvard Barnabé e Paiva – Noite

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS:
 Ana Maria Rodrigues Melo Irismar
Sousa Pinto Maria Altina Rodrigues Oliveira
Maria Antonia Ximenes Loiola

MERENDEIRAS: 
Edvane Maria Matos Vasconcelos
Maria Zilmar Gomes Paiva
Sandro Mesquita Araújo

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013


A  E.E.F. Nossa Senhora do Rosário foi criada pela Lei nº 237 de 11 de Abril de 1989. Pertencente à rede municipal de ensino,  com sede na Rua 23 de Maio, nº 1065, Bairro Capitão José Linhares, Groaíras- Ce, CEP Nº.62190-000, Fone (88) 3647-1439, e-mail, nsenhorarosario@yahoo.com.br, tendo como mantenedor a Prefeitura Municipal de Groaíras, com inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – CNPJ, Nº 07.598.709/0001-80, Censo Escolar nº 23019425, tem por finalidade ministrar a educação básica no nível de ensino fundamental, conforme a legislação educacional vigente, proporcionando o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

MISSÃO DA ESCOLA:

Contribuir para a constante melhoria das condições educacionais da população, visando assegurar uma educação de qualidade aos nossos alunos, com profissionais atuantes, e comprometidos com o bem social, político e cultural de nossa cidade, num ambiente inovador, criativo e de respeito ao próximo.