domingo, 10 de fevereiro de 2013

Projeto Conservação do Livro Didático


     A Direção da EEF N. Sra. do Rosário começou o ano implantando o Projeto Conservação do Livro Didático e se mobilizou, na primeira semana de aula, para a entrega da coleção dos livros didáticos. Antes da entrega foi feita uma reunião com os pais e uma conscientização em todas as turmas sobre a conservação do livro, para no final do ano letivo todos possam devolvê-los bem conservados. Dentro do projeto "Conservação do Livro Didático", os educadores mostram aos alunos a necessidade de preservar o material que faz parte da trajetória escolar. O projeto foi pensado em desenvolver uma ação que envolvesse não só alunos, mas os familiares também.
       Este ano os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental receberam livros novos, onde os mesmos serão utilizados por três anos consecutivos. Já os alunos do 6º ao 9 ano receberam livros usados dos alunos do ano passado e no próximo ano receberão novos.
          Dividimos as ações da seguinte maneira: o Núcleo Gestor, durante a primeira semana, faria reuniões com os pais dos alunos, por série, para entregar os livros e o informativo do Projeto. Na ocasião, os pais assinam um Termo de Responsabilidade, se responsabilizando pelo recebimento, conservação e devolução no fim do ano. Já os professores, orientam os alunos em sala de aula e a cada dois meses farão o monitoramento da conservação do livro didático, para avaliar a situação do livro com os alunos. Assim poderemos saber como está sendo o cuidado com os livros.

Projeto: Conservação do Livro Didático
Período: Durante todo o ano letivo de 2013
Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental da E.E.F. N. Sra. do Rosário

Introdução:
Nas mochilas, debaixo dos braços e nas bibliotecas das escolas eles estão presentes desde cedo na vida dos estudantes: o livro didático. Companheiro fundamental para aprendizagem e o conhecimento, eles merecem atenção e carinho em seu manuseio para que outros colegas também tenham acesso. São utilizados pelos alunos por três anos consecutivos. 
O livro é um direito de todos. São os pais que pagam por ele, através dos impostos arrecadados. Os livros didáticos são distribuídos gratuitamente para os alunos de todas as séries da educação básica da rede pública. São exemplares de língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia e inglês.
Justificativa:
O Projeto Conservação do Livro Didático é mais uma atividade didática promovida com o propósito de favorecer o processo de conscientização da importância do livro didático e deve ser encarada com muita consciência e como um patrimônio público por alunos, gestores escolares e comunidade que deve ser envolvida nesta tarefa. Atualmente no Brasil cerca de  13% do total inicial de livros distribuídos, não são devolvidos ou estão sem condição de uso. Na região norte, este número chega a ser maior devido às condições climáticas e geográficas.
Livros são alimentos riquíssimos para a formação da personalidade, para a cristalização do saber, para a calcificação da auto-estima e, o melhor, não são perecíveis, não só podem, mas devem ser mantidos e usados com grande frequência.
No entanto, percebemos cada vez mais o descuido por parte dos alunos com este material. Logo, faz-se necessário um trabalho de conscientização à comunidade escolar da E.E.F. Nossa Senhora do Rosário sobre a importância de conservar este recurso educacional cuja matéria prima provém do meio ambiente.

Objetivos:
- Mobilizar os alunos e pais e conscientizá-los da necessidade de cuidar bem do livro didático para conservá-lo;
- Incentivar os alunos à participação no processo de conservação e devolução do livro didático;
- Sensibilizar toda a comunidade escolar sobre o valor do livro didático, indispensável à compreensão das semelhanças e diferenças, permanências e transformações no modo de vida social, cultural, política e econômica de sua região, de sua comunidade.

Metodologia:
- Vídeo lúdico do MEC;
- Produção de textos;
- Confecção de cartazes;
- Depoimentos dos alunos;
- Dramatização;
- Utilização de formulário para entrega e devolução dos livros didáticos, mediante assinatura do responsável.

Cronograma de Ações:
29 a 31 de janeiro – Reunião com os pais para entrega dos livros didáticos e conscientização da conservação e devolução dos mesmos. Passar Vídeo lúdico do MEC para os alunos. Trabalhar com os alunos a importância da conservação e devolução do livro didático;
04 a 08 de fevereiro – encapamento dos livros;
02 de março – Dia nacional do livro didático: dramatização e exposição de cartazes;
22 de abril – avaliar a conservação dos livros;
21 de junho – avaliar a conservação dos livros;
11 de outubro – avaliar a conservação dos livros;
05 e 06 de dezembro – Devolução do livro didático, pelos pais.


Veja algumas dicas de como manusear seu livro: 


·         Mantenha as mãos sempre limpas ao utilizar os livros.
·         Jamais dobre o papel. A dobra acarreta rompimento das fibras de celulose, e não há como recuperá-las.
·         Nunca use saliva nos dedos para mudar as páginas: ela provoca acidez no papel.
·         Nunca faça desenhos, rabiscos ou anotações de nenhuma natureza. E, claro, não arranque páginas ou pedaços delas.

Para o sucesso da iniciativa é preciso que a ação ocorra diariamente e com a participação dos pais", diz a coordenadora pedagógica.

“Preservar o Livro Didático é um ato de cidadania e solidariedade.”




Nenhum comentário:

Postar um comentário